top of page

PSIQUIATRIA

dr. Rômulo Mangeon

O QUE TRATA?

A psiquiatria é uma especialidade médica que atua sobre os sentimentos, emoções, conflitos vividos e relações interpessoais, correlacionando-as aos sinais e sintomas apresentados pelo paciente.

 

O psiquiatra é responsável por ouvir e entender o paciente, medicando e ajudando a superar os sintomas que tenham se tornado problemas e limites em sua vida.

QUANDO DEVO PROCURAR?

Como ciência do comportamento, o psiquiatra está atento aos sinais e sintomas que possam indicar depressão, transtornos de humor, transtorno da ansiedade generalizada, síndrome do pânico, síndrome do jogador compulsivo, dificuldade de dormir, transtornos alimentares, transtorno de deficit de atenção e hiperatividade, esquizofrenia, transtornos da personalidade, efeitos do estress, entre tantas outras doenças de ordem mental. Quando o problema está no funcionamento da química cerebral, ocorrem problemas psiquiátricos.  

PSIQUIATRA OU NEUROLOGISTA?

Em uma analogia simples, podemos comparar a atuação dessas especialidades com um computador, cuja composição envolve a parte física (hardware) e a parte funcional (software). Enquanto a neurologia cuida das patologias que afetam a parte física, suas peças e desempenho, a psiquiatria cuida daquelas outras de caráter funcional, a parte de desempenho cérebro-mental. As competências podem até se confundir, como nos casos de problema de concentração, memória e transtornos da atenção. Assim, cada profissional vai avaliar, caso a caso, qual especialidade poderá contribuir mais e melhor no tratamento àquele paciente. Quem identifica, em si ou em alguém sob seus cuidados, quaisquer dos problemas já ilustrados, deve procurar atendimento especializado. 

bottom of page